sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Pirataria no PS3: Sony diz que 'está vendo isso aí'



Semaninhas péssimas, essas, pelo menos para a Sony. Em poucos dias ela viu o PlayStation 3 ter suas entranhas expostas ao mundo, seus segredos revelados e uma personalidade alternativa  ser distribuída por aí. Agora é hora de a brincadeira acabar, pelo menos em teoria.
Em entrevista ao site da revista Edge, um representante da gigante japonesa disse que a empresa está ciente de tudo o que está acontecendo, “estudando o caso”. “Vamos consertar esses problemas através de atualizações via rede, mas como esse é um problema de segurança, não podemos dar mais detalhes”.
Tudo bom, tudo justo, mas há um problema nessa história: a questão da segurança do PlayStation 3 está diretamente ligada à chave privada de segurança e à Root Key, dois dos aspectos mais profundos do sistema. Alterar a chave privada agora via atualização online, por exemplo, faria com que os jogos antigos (ou seja, os que foram feitos pra trabalharem com a a chave antiga) simplesmente parassem de funcionar. Essa técnica ainda serviria, porém, para combater as versões modificadas do firmware do console.
Sempre há, porém, a possibilidade da revisão de hardware. Os próximos modelos do PS3 que chegarem às lojas podem vir com o sistema de segurança adaptado. Essa foi a sugestão que “pytey”, um dos membros da equipe fail0verflow, deu através do site da rede BBC: “O console inteiro está comprometido – não há um retorno. O único jeito de corrigir isso é lançar um novo hardware. A Sony precisa aceitar isso”.
Aguardemos, então, os próximos capítulos dessa novela. Mas uma coisa já é quase certa: o combate aos piratas no PlayStation 3 dificilmente será uma simples corrida de gato e rato, como acontece no PSP. A Sony terá de tomar medidas mais drásticas se quiser impedir que todo o seu esforço de segurança vá pelo ralo.


Sony e os hacks do PS3 [Edge, em inglês]

Nenhum comentário:

Postar um comentário